DE PROFUNDIS, VALSA LENTA – José Cardoso Pires

DE PROFUNDIS, VALSA LENTA - José Cardoso Pires
DE PROFUNDIS, VALSA LENTA – José Cardoso Pires

DE PROFUNDIS, VALSA LENTA – José Cardoso Pires – Em 1995, o autor, notável escritor português, sofre um sério acidente vascular-cerebral. Internado às pressas num hospital de Lisboa, passou a viver na terceira pessoa do singular, identificando-se por Ele, perdendo totalmente a memória e seu passado. Totalmente recuperado, quis registrar a sensação de presença-ausente.

“Devo dizer-lhe que é escassa a produção literária sobre a doença vascular cerebral. A razão é simples: é que ela seca fonte de onde brota o pensamento, ou perturba o rio por onde ele se escoa, e assim é difícil, se não impossível, explicar aos outros como se dissolve a memória, se suspende a fala, se embota a sensibilidade, se contém o gesto. . E, muitas vezes, a agressão, como aquela que o assaltou, deixa cicatriz definitiva, que impede o retorno ao mundo dos realmente vivos. É por isso que o seu testemunho é singular, como é única a linguagem que usa para o transmitir.”
Do prefácio de professor João Lobo Antunes

  • Os melhores livros, para baixar em Epub, Mobi e Pdf você encontra aqui – e-reader, kindle, kobo e Lev – Download ebooks abaixo. Ler online direto pelo navegador clique em PDF.
 Olá, se você estiver lendo isto é porque não está logado(a) no sistema, no menu acima, entre no item "Acesso ao Site" e faça seu login - Os links são exclusivos para usuários cadastrados, faça o seu Cadastro gratuito - Clique Aqui
botaotransparente   botaotransparente downbuttonEPUB downbuttonKINDLE downbuttonPDF botaotransparente   botaotransparente
imagem

Deixe uma resposta