A BALADA DE ADAM HENRY – Ian McEwan

A BALADA DE ADAM HENRY - Ian McEwan
A BALADA DE ADAM HENRY – Ian McEwan

A BALADA DE ADAM HENRY – Ian McEwan – Neste romance sombrio e poderoso, uma juíza em meio a uma crise familiar se deixa envolver por um garoto culto e sedutor.

Poucos autores de língua inglesa são mais importantes na atualidade do que Ian McEwan. Em quarenta anos de carreira, ele compôs marcos da literatura contemporânea, como Amor sem fim (1997), Amsterdam (1998) e Reparação (2001). Seus livros são conhecidos pela precisão da prosa, pela atmosfera de suspense e estranhamento e também pelas viradas surpreendentes da trama, que puxam o tapete do leitor ao final do livro. Nos últimos anos, o traço decisivo de sua literatura tem sido a defesa da racionalidade científica contra os fundamentalismos religiosos. É esse o embate que está no cerne de A balada de Adam Henry.

A personagem central é Fiona Maye, uma juíza do Tribunal Superior especialista em Direito da Família. Ela é conhecida pela “imparcialidade divina e inteligência diabólica”, na definição de um colega de magistratura. Mas seu sucesso profissional esconde fracassos na vida privada. Prestes a completar sessenta anos, ela ainda se arrepende de não ter tido filhos e vê seu casamento desmoronar. Assim que seu marido faz as malas e sai de casa, Fiona tem de lidar com o caso de um garoto de dezessete anos chamado Adam Henry. Ele sofre de leucemia e depende de uma transfusão de sangue para sobreviver. Seus familiares, contudo, são Testemunhas de Jeová e resistem ao procedimento. O dilema não se resume à decisão judicial. Como nos demais casos que julga, Fiona argumenta com brilho em favor do racionalismo e repele os arroubos do fervor religioso. Mas Adam se insinua de modo inesperado na vida da juíza. Revela-se um garoto culto e sensível e lhe dedica um poema incisivo: “A balada de Adam Henry”. Os sentimentos despertados pelo garoto a surpreendem e incomodam.

  • Os melhores livros, para baixar em Epub, Mobi e Pdf você encontra aqui – e-reader, kindle, kobo e Lev – Download ebooks abaixo. Ler online direto pelo navegador clique em PDF.
 Olá, se você estiver lendo isto é porque não está logado(a) no sistema, no menu acima, entre no item "Acesso ao Site" e faça seu login - Os links são exclusivos para usuários cadastrados, faça o seu Cadastro gratuito - Clique Aqui
botaotransparente   botaotransparente downbuttonEPUB downbuttonKINDLE downbuttonPDF botaotransparente   botaotransparente

Livros do(a) Autor(a):

imagem

5 Comentários em “A BALADA DE ADAM HENRY – Ian McEwan

  1. ATOS 15 28,29 “Pois, pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: de persistirdes em ABSTER-VOS de coisas sacrificadas a ídolos, E DE SANGUE, e de coisas estranguladas, e de fornicação. Se vos guardardes cuidadosamente destas coisas, prosperareis. Boa saúde para vós!”
    ATOS 21:25 “Quanto aos crentes dentre as nações, já avisamos, dando a nossa decisão, de que se guardem do que é sacrificado a ídolos, bem como do sangue e do estrangulado, e da fornicação”
    Acima fala de abster-se de sangue assim como abster-se de fornicação. Se o “abster-se” nestes textos significasse somente não comer, então obrigatoriamente deveríamos entender que também não poderíamos “comer” fornicação. Abster-se é abster-se. O significado é óbvio demais
    Naquela época apostólica não existia transfusão, mas acha que se oferecessem isso aos primitivos cristãos eles aceitariam?? Com certeza não!!
    Imagine se um médico te mandasse se abster de álcool, mas no dia seguinte você vai na sua consulta e diz à ele que não bebeu uma de gota de cachaça mas que injetou na veia. Será que o médico concordaria com sua atitude??
    Os homens sem fé em Deus argumentam que os princípios da retidão e as leis, não importa quão bons, podem ser postos de lado quando a vida de uma pessoa está em jogo. Até líderes religiosos se juntam em dizer que a aplicação das leis de Deus podem ser suspensas para salvar uma vida. Mas isso não é arrazoamento piedoso. Isso só encontra base na acusação feita por Satanás, o Diabo, quando disse a Deus: “TUDO QUANTO O HOMEM TEM DARÁ PELA SUA VIDA”. (Jó 2:4) Satanás, estava confiante de que os homens abandonariam a Deus quando a obediência parecesse pô-los em risco pessoal
    Devemos obedecer ao que o Criador nos manda mesmo que isso seja difícil para nós. É aí que está a verdadeira integridade cristã: Seguir não só os mandamentos fáceis e que são convenientes para nós, mas todos!!
    E com certeza o texto bíblico que você e muitos outros costumam usar distorcidamente afirmando que Deus nos ensina a doar sangue é João 15:12-13. Este texto nos diz que ninguém tem maior amor do que aquele que entrega sua alma (alma é sangue – Levítico 17:11-14 ) em favor dos seus amigos, ou seja, entregar o nosso sangue em favor dos nossos amigos, certo?
    CLARO QUE NÃO ! Em Levítico, se explica que a alma da – carne – é seu sangue, ou seja, alma no sentido de vida, pois como se sabe, alma e vida, são a mesma coisa.
    A bíblia não declara de forma alguma que alma e sangue sejam a mesma coisa
    E o pior de tudo, é ainda concluir que o texto de João 15: 12-13 significa que devemos entregar, ou doar sangue em favor de seja lá quem for.
    O texto de João, em questão, fala de um exemplo que Jesus fornecia e que deveria ser seguido por seus discípulos, ou seja, assim como ele daria sua Alma (vida) em favor da humanidade, seus seguidores deveriam fazer o mesmo por ele, caso necessário.
    Nunca nos esqueçamos de que Jesus representava a Palavra de Deus (João 1: 1)
    Veja também Mateus 10: 38, 39 e Daniel 3:1-30, que confirma a prioridade em se obedecer aos mandamentos (Palavra) de Deus, mesmo em face da morte! Veja o caso dos 3 Hebreus, Sadraque, Mesaque e Abednego em Daniel 3:1-30. Eles preferiram arriscar a morte, a desobedecer a Deus!
    Portanto, seremos amigos de Jesus apenas se fizermos o que ele nos mandou fazer, seja sob qualquer circunstância, pois todos os seus mandamentos provinham de seu pai, Jeová. (João 15: 14, 15)

    https://www.jw.org/pt/busca/?q=sangue

Deixe uma resposta